Calendário

Conferência Municipal para aprovação do Anteprojeto de Lei

  • 01/08/2017
  • 2

As discussões do Plano Diretor da nossa cidade estão chegando ao fim!

Na terça-feira, dia 1° de agosto, acontece a Conferência Municipal para aprovação do Anteprojeto de Lei que será enviado para Câmara na EMEB Luiza de Lima Teixeira. Conheça o conteúdo e participe! 

Mais informações acesse: http://www.saojoao2050.com.br/plano-diretor

pd-convite

Leia mais

Agenda de Reuniões

  • 01/09/2016
  • 2

 
 
 
 
 
Clique para ver o mapa em uma nova janela
Mapa Interativo do Plano Diretor

Acesso facilitado às informações do Plano Diretor. Navegue no mapa interativo, veja nossa agenda de reuniões, fotos, vídeos e os setores consultados. Clique aqui para ver o mapa em uma nova janela.

Confira as reuniões anteriores.

1a Reunião
2a Reunião
3a Reunião
4a Reunião
5a Reunião
6a Reunião
7a Reunião
8a Reunião
9a Reunião
10a Reunião
11a Reunião
12a Reunião
13a Reunião
14a Reunião

Leia mais

Renuião USP Cidades com Conselho Municipal de Urbanismo

  • 10/05/2016
  • 2

A técnica do USP Cidades, Nilza Antenor, esteve na tarde de ontem,10, em São João da Boa Vista onde participou de duas reuniões. A primeira foi no Gabinete Municipal com o Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho e o corpo técnico da prefeitura municipal e a segunda na Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AEA) com o Conselho Municipal de Urbanismo (CMU) e corpo técnico. Ambas as reuniões tiveram caráter de estudo e análise da proposta de lei do Plano Diretor.

Sobre

O Plano Diretor é um conjunto de leis que serão propostas e devem ter a garantia de que o São João 2050 seja implantado. A partir de agora, ele começa a ser discutido com a população por meio das audiências públicas. Após isso, o prefeito entrega na Câmara Municipal a proposta do Plano Diretor que é o conjunto de leis. A câmara avalia, ajusta e aprova definitivamente aquele conjunto de leis no município e então essas passam a valer.

 

Leia mais

Polo do Turismo e Cultura traça trabalhos para o São João 2050

  • 21/03/2016
  • 2

Desde a última reunião com o USP Cidades os polos descritos no São João 2050 vem desenvolvendo atividades. Na reunião com o grupo do Turismo e da Cultura realizada na última sexta-feira, 17, foram apresentados os primeiros passos para a caminhada deste trabalho de contribuição ao planejamento da cidade. Foram abordadas sugestões como parceria com centros de estudos, pesquisas e universidades de turismo e hotelaria para a realização de atividades acadêmicos no setor e criação de grupos de estudo para levantamento de informação para o inventário.


Já como proposta de etapas para o planejamento estão: definir os eixos estratégicos como turismo rural, ecoturismo, turismo de aventura, cultura, negócios, entre outros. Realizar os levantamentos para o inventário, bem como formatá-lo com os objetivos de médio e longo prazo, surgidas ao longo das reuniões e tem-se como decisões que será definido os itens fundamentais do inventário que será executado pela equipe da Agência de Desenvolvimento e deve estar concluído numa média de 60 dias após a definição dos itens principais.


Essas ações foram feitas a partir dos tipos de potenciais destacados na proposta de elaboração do São João 2050 feita pelo USP Cidades.

 

Polo do Turismo e Cultura traça trabalhos para o São João 2050Desde a última reunião com o USP Cidades os polos...

Publicado por Plano Diretor São João da Boa Vista em Segunda, 21 de março de 2016

Leia mais

Marcelo Skaf realiza palestra sobre Planejamento Turístico em São João

  • 21/03/2016
  • 2

São João da Boa Vista recebeu na quinta-feira, 17, para uma palestra Marcelo Skaf. Mergulhador, fotógrafo, cinegrafista e formado em Oceanografia ele esteve em visita a cidade e conheceu o turismo que a região é capaz de oferecer. Skaf palestrou sobre “Considerações no planejamento do turismo e visitação de áreas naturais” para o público que esteve presente no auditório da Ciesp.

O consultor ambiental visitou os atrativos turísticos de São João e Águas da Prata e destacou o potencial do turismo de natureza, ecoturismo e de aventura. Em consonância com a revisão do Plano Diretor que está sendo realizada Marcelo destaca a importância de se planejar. “Ter um tempo para planejar e saber onde se quer chegar é fundamental para ter sucesso e discutir o Plano Diretor e pensar nele a curto, médio e longo prazo é uma estratégia do município completamente acertada. Esse é o caminho que vai render frutos no futuro”.

De acordo com o especialista em turismo de áreas naturais, São João da Boa Vista precisa transformar em produto seu grande potencial turístico, para que este se torne uma atividade econômica mais significativa. Depois de identificado e escolhido qual será o principal ou os principais produtos turísticos que se pode oferecer, o próximo passo é estruturá-los e só então disponibilizá-los e divulgá-los ao consumidor. “ É preciso transformar potencial em produto para depois que existir um produto, uma roteirização, uma padronização de processo, passar isso para prateleira para os visitantes e turistas”.

Skaf esteve percorrendo toda a Serra da Paulista, cachoeiras, atrativos culturais e gastronômicos, Pico o Gavião, Sete Quedas, entre outros. Em sua palestra reuniu um apanhado de suas experiências em consultorias de turismo de áreas naturais que podem ser utilizadas por aqui. “A região tem vocação para o turismo rural. Associando cultura, natureza e ambiente rural você tem uma fórmula que as pessoas de grandes centros urbanos querem voltar a experimentar e vivenciar isso. Eu acho uma possibilidade muito boa para o município”, destaca. De acordo com os presentes foi uma palestra de suma importância ao momento que São João vive, o de que é necessário se planejar o que se quer para o futuro. O acontecimento foi realizado pela Prefeitura Municipal e Agência de Desenvolvimento, no escopo do processo de revisão do Plano Diretor e construção do Plano São João 2050.

Sobre Marcelo Skaff é Oceanógrafo formado na FURG – universidade Federal do rio Grande e Diretor da empresa M.Skaf Consultoria Ambiental & Expedições.

Foi o coordenador na elaboração de projeto de revitalização turística do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães – MT, contemplando os estudos específicos e documentos necessários para viabilização dos Sistemas de Visitação e Concessão (uso público) que visavam permissionar e concessionar os atrativos turísticos do parque.

Foi diretor do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos – IBAMA/DIREC/DEUC de 1997 a 1999. Fundador e Vice-Diretor da ONG Instituto Baleia Jubarte. Autor do livro Pelos Mares do Mundo, que retrata em 130 imagens registradas em 20 anos de fotografias, as belezas, cores e formas do mundo marinho. Fez também visitas técnicas e trabalhos de captação de imagens para documentários televisivos em diversas unidades de conservação em diferentes lugares do mundo. Atua na área de consultoria ambiental e de planejamento de visitação em áreas naturais desde 2000. Alguns de seus trabalhos incluem:

  • Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - RJ
  • Macuco Safari – Concessionária do Parque Nacional do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu S/A
  • Instituto Estadual do Ambiente – INEA
  • Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar
  • Trem do Corcovado
  • Abeta – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura
  • Secretaria de Desenvolvimento do Turismo – SEDTUR– Governo do Mato Grosso.
 

Marcelo Skaf realiza palestra sobre Planejamento Turístico em São JoãoSão João da Boa Vista recebeu na quinta-feira,...

Publicado por Plano Diretor São João da Boa Vista em Sexta, 18 de março de 2016



 

Marcelo Skaf realiza palestra sobre Planejamento Turístico em São JoãoSão João da Boa Vista recebeu na quinta-feira,...

Publicado por Plano Diretor São João da Boa Vista em Sexta, 18 de março de 2016



Veja também:



 

No segundo dia de visitação, Marcelo Skaf foi a pontos turísticos da região junto da secretária de turismo de Águas da...

Publicado por Plano Diretor São João da Boa Vista em Quinta, 17 de março de 2016



 

Marcelo Skaf chegou na tarde de hoje a São João da Boa Vista para a palestra de amanhã. Em visita a região da Serra da...

Publicado por Plano Diretor São João da Boa Vista em Quarta, 16 de março de 2016

Leia mais

Reunião de Técnicos do USP Cidades com representantes dos polos

  • 04/03/2016
  • 2

Os técnicos do USP Cidades estiveram em São João da Boa Vista e se reuniram com os representantes de cada polo da cidade. Foram 4 reuniões com a equipe da saúde, educação, cultura e turismo e tecnologia e indústria.

Em cada encontro os técnicos ouviram as propostas que poderão ser incrementadas ao documento final do Plano Diretor. Foi discutido o futuro da cidade em cada área. Os grupos ainda estarão se reunindo para realizarem os fechamentos das ideias referentes ao São João 2050.

 

 

Os técnicos do USP Cidades estiveram em São João da Boa Vista e se reuniram com os representantes de cada polo da cidade. Foram 4 reuniões com a equipe da saúde, educação, cultura e turismo e tecnologia e indústria.Em cada encontro os técnicos ouviram as propostas que poderão ser incrementadas ao documento final do Plano Diretor. Foi discutido o futuro da cidade em cada área. Os grupos ainda estarão se reunindo para realizarem os fechamentos das ideias referentes ao São João 2050.

Publicado por Plano Diretor São João da Boa Vista em Quarta, 9 de março de 2016

Leia mais

Reunião do Conselho Municipal de Urbanismo com membros da Sabesp

  • 01/03/2016
  • 2

O Engenheiro de Saneamento da Sabesp Nathanael Silva Junior esteve na tarde de ontem em reunião com o Conselho Municipal de Urbanismo (CMU), na Associação dos Engenheiros onde tratou assuntos sobre Captação de Água e Saneamento Básico para a cidade. Destacou a importância da integração do planejamento da Sabesp para os próximos 30 anos com o São João 2050, bem como apresentou um projeto de uma nova captação de água para o futuro.

Com o mesmo propósito, os engenheiros se reuniram também com o planejamento e representantes de entidades ambientais para discutirem os mesmos assuntos.

Escute a reunião na íntegra: (acesse)

 

 

O Engenheiro de Saneamento da Sabesp Nathanael Silva Junior esteve na tarde de ontem em reunião com o Conselho Municipal...

Publicado por Plano Diretor São João da Boa Vista em Quarta, 2 de março de 2016

 

Leia mais

Reunião do Usp Cidades com os pólos

  • 26/02/2016
  • 2

Os técnicos do USP Cidades estiveram em São João da Boa Vista na última sexta-feira, 26, e se reuniram com os representantes de cada polo da cidade. Foram 4 reuniões com a equipe da saúde, educação, cultura e turismo e tecnologia e indústria.

Em cada encontro os técnicos ouviram as propostas que poderão ser incrementadas ao documento final do Plano Diretor. Foi discutido o futuro da cidade em cada área. Os grupos ainda estarão se reunindo para realizarem os fechamentos das ideias referentes ao São João 2050.

 

 

Os técnicos do USP Cidades estiveram em São João da Boa Vista na última sexta-feira, 26, e se reuniram com os...

Publicado por Plano Diretor São João da Boa Vista em Segunda, 29 de fevereiro de 2016

Leia mais

Apresentação da etapa 4 no Rotary Club São João Centro

  • 19/02/2016
  • 2

Os Eixos Estruturadores e Projetos Catalisadores (Etapa 4) foram apresentados na noite de ontem, 18, no Rotary Club São João Centro . A Assessora de Planejamento Amélia Queiroz explanou aos rotarianos sobre todos os polos regionais. O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno.
Esteve presente também o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho.



 

Os Eixos Estruturadores e Projetos Catalisadores (Etapa 4) foram apresentados na noite de ontem, 18, no Rotary Club São...

Publicado por Plano Diretor São João da Boa Vista em Sexta, 19 de fevereiro de 2016

Leia mais

Apresentação da etapa 4 do Plano Diretor ao CREAS

  • 18/02/2016
  • 2

A etapa 4 do Plano Diretor foi apresentada para os integrantes do CREAS – Conselho de Referência Especializado de Assistência Social. A Assessora de Planejamento Amélia Queiroz falou sobre os eixos estruturadores e projetos catalisadores.

O Conselho é uma unidade pública onde são oferecidos serviços especializados a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos na perspectiva de potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida.



 

A etapa 4 do Plano Diretor foi apresentada para os integrantes do CREAS – Conselho de Referência Especializado de Assist...

Publicado por Plano Diretor São João da Boa Vista em Sexta, 19 de fevereiro de 2016

Leia mais