inventario

Untitled Document

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO DE
POLO REGIONAL DE CULTURA, TURISMO E GASTRONOMIA

 



PARTICIPE E CONTRIBUA! PREENCHA O QUESTIONÁRIO ABAIXO:

QUESTIONÁRIO

CONTEXTUALIZANDO

Muitos já sabem que São João da Boa Vista passou nos últimos três anos por diversos estudos e consultas públicas para o planejamento da cidade que queremos no futuro. Todos estes diagnósticos se transformaram no Plano São João 2050, um documento que apresenta diversos projetos para a cidade desejada no futuro.

Acesse aqui o Plano São João 2050

mapa-inv-thumbUm destes projetos é o Polo Regional de Cultura, Turismo e Gastronomia. O turismo, principalmente, deve se desenvolver de forma conjunta e articulada com outras cidades, para que uma complemente a outra. São João e Águas da Prata iniciaram este trabalho juntas, e a intensão é que outras cidades se integrem futuramente.

INVENTÁRIO DE CULTURA, TURISMO E GASTRONOMIA

São inúmeras nossas potencialidades e para continuar a desenvolvê-las,de forma mais organizada e planejada, necessitamos realizar um inventário profundo e atual.

PARA QUE SERVE O INVENTÁRIO?

Para sabermos quais são as atividades, estabelecimentos, grupos, negócios e instituições ligadas direta e indiretamente a cultura, turismo ou gastronomia. Com este inventário, Águas da Prata pode continuar a ser uma Estância Hidromineral, e São João da Boa Vista pode se tornar um Município de Interesse Turístico. Estas duas qualificações possibilitam o acesso a recursos da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Saiba mais sobre as estâncias e os MIT’s:

MIT's

Além disso, o inventário vai mais fundo e identifica o perfil e as possíveis dificuldades destes setores para que as Prefeituras e seus departamentos de Cultura e Turismo, integrados com outras instituições, possam desenvolver políticas públicas de nestas áreas.

O inventário ainda pode servir de subsídio para o acesso a recursos, convênios e outros benefícios oferecidos por diversos órgãos e instituições de fomento.

 

QUAIS SÃO AS ENTIDADES ENVOLVIDAS NESTE PROJETO?

Durante a construção do Plano São João 2050, várias entidades de São João foram consultadas sobre o que desejam para o futuro da cidade. Em um dos encontros sobre cultura e turismo, as entidades presentes reafirmaram o desejo de desenvolver e dar mais espaço para estes segmentos, apontando a necessidade de um inventário amplo e atualizado. Esta reunião, assim como a de outros polos, foi registrada e você pode encontrá-la neste vídeo:

inv-fig1

Após a conclusão do São João 2050, unem-se para o desenvolvimento deste Polo a prefeitura de São João da Boa Vista, a Assessoria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento e o Departamento de Cultura e Turismo desta Prefeitura e a Prefeitura de Águas da Prata e seu Departamento de Cultura e Turismo, com o suporte da Agência de Desenvolvimento.

 

ASSISTA À PALESTRA

No dia 10 de novembro de 2016, aconteceu na CIESP um evento que marcou o início do levantamento de dados do inventário. Nesta palestra, explicamos como este projeto esta sendo pensado. Assista na íntegra: