Marcelo Skaf realiza palestra sobre Planejamento Turístico em São João

21/03/2016

São João da Boa Vista recebeu na quinta-feira, 17, para uma palestra Marcelo Skaf. Mergulhador, fotógrafo, cinegrafista e formado em Oceanografia ele esteve em visita a cidade e conheceu o turismo que a região é capaz de oferecer. Skaf palestrou sobre “Considerações no planejamento do turismo e visitação de áreas naturais” para o público que esteve presente no auditório da Ciesp.

O consultor ambiental visitou os atrativos turísticos de São João e Águas da Prata e destacou o potencial do turismo de natureza, ecoturismo e de aventura. Em consonância com a revisão do Plano Diretor que está sendo realizada Marcelo destaca a importância de se planejar. “Ter um tempo para planejar e saber onde se quer chegar é fundamental para ter sucesso e discutir o Plano Diretor e pensar nele a curto, médio e longo prazo é uma estratégia do município completamente acertada. Esse é o caminho que vai render frutos no futuro”.

De acordo com o especialista em turismo de áreas naturais, São João da Boa Vista precisa transformar em produto seu grande potencial turístico, para que este se torne uma atividade econômica mais significativa. Depois de identificado e escolhido qual será o principal ou os principais produtos turísticos que se pode oferecer, o próximo passo é estruturá-los e só então disponibilizá-los e divulgá-los ao consumidor. “ É preciso transformar potencial em produto para depois que existir um produto, uma roteirização, uma padronização de processo, passar isso para prateleira para os visitantes e turistas”.

Skaf esteve percorrendo toda a Serra da Paulista, cachoeiras, atrativos culturais e gastronômicos, Pico o Gavião, Sete Quedas, entre outros. Em sua palestra reuniu um apanhado de suas experiências em consultorias de turismo de áreas naturais que podem ser utilizadas por aqui. “A região tem vocação para o turismo rural. Associando cultura, natureza e ambiente rural você tem uma fórmula que as pessoas de grandes centros urbanos querem voltar a experimentar e vivenciar isso. Eu acho uma possibilidade muito boa para o município”, destaca. De acordo com os presentes foi uma palestra de suma importância ao momento que São João vive, o de que é necessário se planejar o que se quer para o futuro. O acontecimento foi realizado pela Prefeitura Municipal e Agência de Desenvolvimento, no escopo do processo de revisão do Plano Diretor e construção do Plano São João 2050.

Sobre Marcelo Skaff é Oceanógrafo formado na FURG – universidade Federal do rio Grande e Diretor da empresa M.Skaf Consultoria Ambiental & Expedições.

Foi o coordenador na elaboração de projeto de revitalização turística do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães – MT, contemplando os estudos específicos e documentos necessários para viabilização dos Sistemas de Visitação e Concessão (uso público) que visavam permissionar e concessionar os atrativos turísticos do parque.

Foi diretor do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos – IBAMA/DIREC/DEUC de 1997 a 1999. Fundador e Vice-Diretor da ONG Instituto Baleia Jubarte. Autor do livro Pelos Mares do Mundo, que retrata em 130 imagens registradas em 20 anos de fotografias, as belezas, cores e formas do mundo marinho. Fez também visitas técnicas e trabalhos de captação de imagens para documentários televisivos em diversas unidades de conservação em diferentes lugares do mundo. Atua na área de consultoria ambiental e de planejamento de visitação em áreas naturais desde 2000. Alguns de seus trabalhos incluem:

  • Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - RJ
  • Macuco Safari – Concessionária do Parque Nacional do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu S/A
  • Instituto Estadual do Ambiente – INEA
  • Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar
  • Trem do Corcovado
  • Abeta – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura
  • Secretaria de Desenvolvimento do Turismo – SEDTUR– Governo do Mato Grosso.
 

Marcelo Skaf realiza palestra sobre Planejamento Turístico em São JoãoSão João da Boa Vista recebeu na quinta-feira,...

Publicado por Plano Diretor São João da Boa Vista em Sexta, 18 de março de 2016



 

Marcelo Skaf realiza palestra sobre Planejamento Turístico em São JoãoSão João da Boa Vista recebeu na quinta-feira,...

Publicado por Plano Diretor São João da Boa Vista em Sexta, 18 de março de 2016



Veja também:



 

No segundo dia de visitação, Marcelo Skaf foi a pontos turísticos da região junto da secretária de turismo de Águas da...

Publicado por Plano Diretor São João da Boa Vista em Quinta, 17 de março de 2016



 

Marcelo Skaf chegou na tarde de hoje a São João da Boa Vista para a palestra de amanhã. Em visita a região da Serra da...

Publicado por Plano Diretor São João da Boa Vista em Quarta, 16 de março de 2016