O que é o plano SJBV 2050?

 
 
 
 

plandodiretor-2_02

O Plano SJBV2050 é um Plano Estratégico de Longo-Prazo!

Ele orienta estratégias e ações de investimentos em desenvolvimento urbano, visando tornar a cidade mais competitiva, atraente e harmônica em termos sócias, urbanísticos e ambientais. Assim, o Plano e as ações relacionadas à sua elaboração são divididos em cinco eixos estratégicos: Mobilidade e Transporte, Desenvolvimento Sustentável, Serviços e Equipamentos Públicos, Espaços Públicos e Segurança, Habitação e Saneamento. Através da identificação de problemas tendenciais (tendências negativas), desenha-se um cenário desejado (visão estratégica) onde esses problemas são superados e as potencialidades são exploradas e contribuem para o desenvolvimento da cidade, seguindo metas e objetivos a partir de consensos construídos com a ajuda de todos. De maio de 2015 a março de 2016 teremos um amplo processo participativo para juntos planejarmos a cidade e município que queremos. Contamos com sua colaboração!

 

ações 01-05

O que é Plano Estratégico de Longo Prazo?

Os planos estratégicos de longo prazo têm a função de estabelecer objetivos cuja consecução pode depender da atuação conjunta de diversos municípios, das diversas esferas do poder público, do engajamento da sociedade e de agentes econômicos privados, extrapolando as atribuições de um plano diretor. Tais objetivos, por serem de longo prazo e de execução complexa, requerem consensos sólidos a serem firmados entre os entes participantes já que sua elaboração e execução vão requerer concentração de esforços e de investimentos de diversas origens. Embora os objetivos traçados possam passar por aperfeiçoamentos, sua essência deve ser tão perene quanto possível. As diretrizes e meios, por sua vez – consubstanciadas no Plano Diretor – podem passar por processos de revisão mais profundos, frutos da frequente reflexão sobre as formas mais eficazes de se alcançar determinadas metas. Embora não seja legalmente exigida, e elaboração de planos estratégicos é prática que vem sendo adotada por grandes cidades mundiais para acelerar processos de desenvolvimento urbano concentrando esforços e recursos públicos e privados.

Delineia-se desta forma a relação estreita entre Plano Diretor e Plano Estratégico de longo prazo cabendo ao primeiro a formação e constante aperfeiçoamento do arcabouço institucional que permita a efetiva execução do segundo, guardadas as atribuições específicas de cada um deles.

 

(atualizado em:  11 maio 2016)

SÃO JOÃO 2050

O “São João 2050” é um plano estratégico para São João da Boa Vista e reflete o esforço de toda a gestão municipal, servidores públicos, sociedade civil e população, pensando o desenvolvimento da cidade com visão de médio e longo prazo. Trata-se de alentado documento técnico, composto pelo USP Cidades, que pretende ser a “espinha dorsal” e conceitual do Plano Diretor. “São João 2050” deve ser entendido como um compêndio de conceitos e propostas em prol de uma cidade que assegure crescimento saudável e oportunidades para seus moradores.

SJBV_USPCIDADES_PLANOSAOJOAO2050-1

 

 

Faça o download do documento: 

Alta Resolução - (opção 1 | opção 2)

Baixa Resolução - (opção 1 | opção 2)